A história do homem sobre a terra é uma história de ruptura com processos de vida. A sociedade atual “beneficiada” cada vez mais pelos avanços tecnológicos, e sempre em busca de resultados imediatos, deixou de lado algo tão salutar para o desenvolvimento humano: a vivência de processos – o tempo de preparação e amadurecimento das coisas.
Hoje em dia entregamos a feitura de quase tudo para as máquinas, desde a comida até a roupa, incluindo brinquedo e muitos outros artigos. As gerações mais novas não imaginam como as coisas são realmente feitas, e com isso hoje ninguém mais vivencia os processos de feitura das coisas.
Tudo vem pronto – onde estão os processos de vida?
Na alimentação apenas temos o trabalho de tirar das embalagens e das caixinhas aquilo que consumimos. A indústria alimentícia eliminou a alquimia encantadora da cozinha criando os enlatados, os instantâneos – o fast food. Acabou com o processo de preparo das refeições, as transformações químicas dos alimentos, e os aromas dos temperos.
No vestuário, com a proliferação das roupas produzidas em escala, a indústria têxtil em parceria com a indústria da moda, baniram os famosos ateliês de costura e com o ofício dos alfaiates. Os armarinhos, lojas especializadas em aviamentos, quase não existem mais.
A indústria do entretenimento embalou o lúdico num lindo pacote de viagens, brincadeiras, jogos e brinquedos, garantindo diversão imediata para todas as idades. Seu exemplo máximo é a Disney. Com seus simuladores, é capaz de reproduzir as mais incríveis sensações de quase tudo, nos transportando a diversas paisagens do mundo: Índia, África, muralhas da China, pinguins na Antárctica, etc. Com direito a sentir até o cheiro da maresia ao simular um sobrevoo no mar, a brisa gelada, vapor de cachoeira e muito mais.
A imagem pronta dos filmes e desenhos animados nas pequenas, médias e grandes telas, inibiu a imaginação, expressão da individualidade, que se inicia num processo de criação das imagens internas, responsável pela criatividade humana.
No livro Desemparedamento da infância*, uma professora da Educação Infantil de uma escola na cidade de Novo Hamburgo (RS), relata uma história interessante. Sua escola, com um espaço verde muito pequeno, fez parceria com a igreja vizinha para que as crianças pudessem desfrutar seu amplo gramado com laranjeiras e outras árvores frutíferas. As crianças passaram a frequentar esse espaço para ler e ouvir histórias, para fazer piqueniques, e brincar livremente. Como na ocasião era o período final do ciclo das frutas, haviam muitas caídas de madura pelo chão. A professora conta que as crianças ao verem as laranjas espalhadas pelo gramado, ficaram indignadas e perguntaram:
-Quem jogou as laranjas no chão?
As crianças não fizeram relação entre o pé de laranja e a fruta caída no chão.
Será que chegamos ao ápice da desconexão com a vida?
Todas as coisas na natureza são processos de vida. A natureza é uma grande mestra em processos vivos. O que caracteriza processos?
-desencadeamento de etapas que vão se sucedendo aos poucos
-formações, crescimento, transformações
-ações e reações
-movimento, dinamismo
-tempo de amadurecimento
A vivência de processos torna visível o que parece invisível.
Qual o grande aprendizado da vivência de processos?
Podemos dizer que a paciência, saber esperar, faz parte desse aprendizado. A vivência de processos de vida tem um sentido educativo e terapêutico. Ideias importantes podem ser absorvidas durante seu decorrer, tais como o sentido de totalidade, de ligação entre as coisas, de pertencimento e participação. É durante o tempo de preparação de tarefas que experimentamos, acrescentamos, lapidamos, cortamos arestas e mudanças vão acontecendo.
Processo é vida. De que maneira podemos resgatar a vivência de processos de vida na infância?
A cozinha é um ambiente abundante de processos de vida. É um lugar de encantamento, de memórias afetivas e de riqueza de estímulos sensoriais – as formas e as cores dos alimentos, os aromas e sabores, as texturas.
Precisamos reinserir as crianças à cozinha nas escolas e em casa. Dá mais trabalho? Leva mais tempo? Sim, com certeza, mas o resultado torna compensador o esforço.
Uma amostra dos efeitos dessas vivências está no livro Céu da Boca, organizado por Edith M. Elek, que reúne dezoito relatos de lembranças de refeições da infância, e mostra quão significativas são as memórias das crianças em torno da mesa. Entre os autores participantes dessa volta gastronômica ao tempo , estão o escritor Moacyr Scliar, a escritora Ruth Rocha, a psicanalista Maria Rita Kehl, o jornalista Ignácio de Loyola Brandão, etc. Trata-se de uma aventura por sabores, rituais de famílias, hábitos alimentares e muitas receitinhas gostosas.
Lembro com carinho da cozinha da minha avó. Como boa mineira, ela cozinhava comidinhas deliciosas. Observava com atenção seus movimentos na cozinha, e o trabalho das suas mãos hábeis e ágeis. Adorava seus croquetes de carne e panquecas. Até um simples arroz, feito por ela, tinha sabor especial.
Mas o que jamais vou esquecer é quando vovó preparava o famoso doce de leite. Ela colocava na panela o leite condensado, a manteiga, o cocô ralado, e o açúcar. Misturava os ingredientes e mexia com a colher de pau durante um tempão. Quando finalmente a massa ficava mais encorpada, ela retirava do fogo e despejava sob a pia de mármore esticando-a. Humm! Aquele cheirinho gostoso tomava conta de toda a cozinha.
Depois de muito tempo, quando a massa havia esfriado, vinha um momento mágico para mim. Vovó virava uma artista. Com uma faca enorme, ela cortava o doce em losangos, em tamanhos iguaizinhos. Eu ficava admirada com sua precisão. Em seguida ela colocava os losangos num pote de vidro transparente e guardava no armário da cozinha. Rapidamente aquele pote se esvaziava – os netos, vovô, minha tia, davam conta de acabar com tudo bem depressa.
Nos dias de hoje, como podemos reconectar a infância a processos vivos em todas as dimensões de vida?
É o que queremos discutir aqui no Educando Tudo Muda nos próximos artigos. Participe.
Crianças, já para a cozinha, para os quintais, jardins e parques, onde a vida pulsa e acontece ao vivo, de forma tridimensional.
Abraço carinhoso
Ana Lúcia Machado
*Esse livro está disponível para downloud neste link https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Desemparedamento_infancia.pdf