BRINQUEDO NÃO ESTRUTURADO – ENTENDA ESTE CONCEITO

BRINQUEDO NÃO ESTRUTURADO, você sabe o que é isto? Conhece o conceito dos materiais não estruturados?

Décadas atrás, crianças recorriam à imaginação e criatividade para que qualquer objeto do cotidiano pudesse se tornar um brinquedo. Desde que o universo da imaginação infantil foi invadido pela indústria dos brinquedos, as crianças tornaram se cada vez mais expectadoras passivas de brinquedos que fazem tudo sozinhos.

Entretanto, quanto menos coisas um brinquedo faz, mais coisas a mente da criança tem que fazer. Brincar de maneira livre, sem brinquedos prontos, exige mais da imaginação e criatividade da criança. Inventar o próprio brinquedo e brincadeira promove o desenvolvimento de habilidades físicas, manuais, cognitivas, sociais e até mesmo habilidades emocionais.

O QUE SÃO MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS?

Caixas de papelão, cones, carretéis, madeiras, tecidos, mangueiras, pneus, rolhas, elementos da natureza, argila, areia, entre outros.

Os materiais não estruturados são objetos da cultura, do cotidiano, e elementos da natureza que podem ser disponibilizados para a criança para que ela invente a própria brincadeira.

Para entender melhor o conceito de Brinquedo não estruturado, quero apresentar a Coleção Objetos Brinquedos composta por quatro livros infantis da autora Patrícia Auerbach:

 

 

O JORNAL

Neste livro-imagem inspirador, um menino viaja pelo mundo na sala de casa. O menino começa a explorar brincadeiras com as folhas do jornal que seu pai está lendo. A obra revela até onde vai a imaginação de uma criança ao transformar o jornal em aventuras incríveis ― de uma página para outra, o personagem vira surfista, aviador, cavaleiro e até pirata! O jornal do pai vira muitos brinquedos feitos pelo menino.

 

O LENÇO

Uma menininha curiosa pega um lenço da mãe na gaveta da penteadeira e transforma essa simples peça de vestuário numa brincadeira divertida. A cada página o lenço se transforma em diferentes brinquedos e brincadeiras revelando o mundo rico da imaginação da criança.

 

 

A GARRAFA

Nesse livro, a garrafa de plástico encontrada na pia da cozinha vai se transformando pelos olhos de uma criança muito curiosa. Carrinho, foguete, megafone, tromba de elefante e orelhas de coelho, são algumas das possibilidades que se multiplicam quando, na lata de lixo reciclável, várias outras garrafas são encontradas. Outras coisas são criadas pela criança a partir do objeto garrafa.

 

A PANELA

Vasculhando o armário de panelas de casa, duas crianças sem nada para fazer se transformam em alpinistas, encantadores de serpentes, músicos, jogadores de basquete… As panelas e suas tampas ganham vida nas mãos das crianças, com utilidades diferentes do uso comum do dia a dia.


Coisas nascem de coisas!  E quantas coisas a imaginação da criança é capaz de inventar com objetos do dia a dia que estão à nossa volta? Ou com elementos naturais que as crianças podem recolher na natureza? A graça para a criança ao brincar está em subverter os objetos e transformá-los em brinquedos, em algo diferente e novo.

LEIA TAMBÉM: Livro do Educador brincando com a natureza

Que a leitura dos livros indicados possam auxiliar os adultos na compreensão da importância do brinquedo não estruturado para as brincadeiras e inspirar as crianças para muitas invenções!

Abraço carinhoso

Ana Lúcia Machado

 

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS