O respeito à cultura da infância está relacionado com o respeito ao tempo de ser criança. Exercer a parentalidade consciente é priorizar o que realmente importa no dia a dia: o convívio familiar, a escuta, o afeto e valorizar as coisas simples da vida.
Existe uma ordem natural das coisas na vida das crianças. Antecipar aprendizados não tornará a criança mais inteligente. Acelerar o seu desenvolvimento não resultará em melhor desempenho acadêmico. Assim como na natureza, nada deve ser apressado na infância. Devemos partir do natural, do simples, do que está perto, do pequeno, para aos poucos alcançar o maior, o distante, o abstrato, o complexo.
Então vamos esclarecer algumas questões:
RESPEITO À CULTURA DA INFÂNCIA
Você sabia que antes de calçar o bebê, colocar aquele tênis colorido em seus lindos pezinhos, a criança precisa sentir e conhecer o mundo pela sola dos pés?
Antes de ouvir Bach, Vivaldi, Mozart, ou quaisquer compositores de música, a criança precisa escutar a voz humana, as canções de ninar entoadas pela mãe, pai, avós. A voz humana propicia calma e confiança à criança.
Antes de ler histórias de belos livros ilustrados, a criança tem necessidade de ouvir os pais contarem suas memórias de infância – como brincavam, suas travessuras, além de contarem as histórias que ouviam de seus pais antes de irem para a cama quando meninos. Isto traz um sentimento de raiz.
Antes de falar inglês ou qualquer outro idioma estrangeiro, a criança aprende a falar a língua materna ouvindo a voz doce da mãe e as conversas ao seu redor. A língua materna traz segurança, conforto, sentimento de pertencimento.
Antes de colocar a criança no judô, capoeira ou balé, role com ela no tapete da sala, girem, escorreguem, corram na grama do parque , na areia da praia, no quintal, em movimentos livres e espontâneos. Dancem – crianças são excelentes dançarinas!
Antes de levá-la para comer fora de casa, leve-a para a cozinha e juntos façam uma refeição caseira, gostosa. Ela poderá te ajudar a descascar, lavar, misturar, amassar e poderá sentir o delicioso aroma dos temperos enquanto a comida está sendo preparada. A cozinha é o lugar de aprendizado da vida social. É um espaço de partilhas e trocas.
Antes de oferecer à criança a imagem pronta das telas, permita que ela imagine, crie, desenhe suas histórias. A capacidade imaginativa da criança vai se enfraquecendo aos poucos frente às telas, porque os filmes e desenhos sonham e fantasiam pela criança causando um empreguiçamento na alma infantil.
Antes de dar um brinquedo industrializado que fala, que gira, que faz tudo e torna a criança apenas expectadora, dê à ela a oportunidade de criar seus próprios brinquedos, inventar suas próprias brincadeiras. O brincar que satisfaz é aquele que vem de dentro da criança.
Antes de dar de presente um brinquedo eletrônico caro, compre umas varetas de bambu e algumas folhas coloridas de papel de seda e faça com ela uma pipa para empinar na rua de casa, ou no parque.
Será pouco provável que na fase adulta uma pessoa se lembre do tablet que ganhou no Dia das Crianças. Mas sem dúvida, não se esquecerá da pipa colorida rasgando o céu azul, da força do vento na linha do carretel em suas mãos e de você ao seu lado ensinando as manobras necessárias para a pipa voar longe.
Antes de planejar uma viagem distante, programe pequenos passeios ao ar livre, pelo bairro, para conhecer parques e praças do entorno, apropriando-se dos espaços públicos, estimulando a vida comunitária e o contato com a natureza. Ensine a criança a andar de bicicleta e passeiem juntos.
Antes do movimento preciso e delicado das mãos para pegar no lápis e escrever, a criança precisa movimentar o corpo inteiro – pular num pé só, pular corda, amarelinha, virar cambalhota, subir em árvore. E precisa de você ao lado para incentivar, dizer que ela é capaz. É preciso entender que o brincar é fundamental no processo de aprendizagem e aquisição de habilidades nos primeiros anos de vida. Nessa fase a criança precisa se movimentar e ter diferentes experiências sensoriais. O movimento corporal é pré-requisito necessário para o desenvolvimento da fala e posteriormente da leitura e da escrita.
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Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana. – Phylicia Rashad
O respeito à cultura da infância é fundamental. A infância pede calma, precisa de proximidade, do calor do colo, e de atenção. Vamos respeitar o processo natural das coisas, o processo do desenvolvimento infantil. A infância é curta demais para querer ter pressa e acelerar o tempo da criança.
A estabilidade da vida adulta tem suas raízes no começo da vida. É na infância que enchemos o nosso baú de tesouros para no decorrer da existência lançarmos mão de riquezas.
Abraço caloroso
Ana Lúcia Machado