Um estudo realizado pela Universidade Complutense de Madri sobre a importância de deixar os bebês com os pés descalços apontou inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil.
Educando Tudo Muda fez este infográfico para mostrar os pontos principais apresentados pelo estudo. Veja:
BENEFÍCIOS DE DEIXAR OS PÉS DESCALÇOS
Segundo a medicina chinesa, na sola dos pés estão localizados pontos que correspondem aos órgãos vitais e regiões de todo corpo – como um mapa em miniatura do organismo humano. De pés descalços ficamos em contato direto com a energia natural da terra. Todo o corpo se ativa, desperta, e se enche de energia, promovendo o reequilíbrio do organismo. Além disso, os pés recebem uma vigorosa massagem natural que ajuda a eliminar algumas toxinas.
É importante que desde bebês as crianças sejam incentivadas a andar descalças e caminhar por terrenos irregulares. Pela experimentação e exposição a pequenos desafios, a criança aos poucos adquire segurança. O contato total dos pés com o chão, aumenta a superfície de apoio, contribuindo para a estabilidade corporal e desenvolvimento do equilíbrio.
A musculatura dos pés e pernas são fortalecidas ao andar descalço, o que facilita os movimentos. Andar, correr, saltar, ganham mais desenvoltura.
Descalços, o sentido do tato é estimulado. Não podemos nos esquecer que o tato é tão importante nas mãos quanto nos pés. Portanto, incentive a criança a pisar em diferentes texturas – grama, folhas secas, areia, pedrinhas, lama, etc.
Quer mais benefícios? Andar descalço estimula a formação correta do arco plantar, prevenindo o chamado “pé chato”. E se você ainda não se convenceu, vai aí a última dica: pés descalços são pés mais arejados e secos, menos suados e menos propensos a infecções por fungos.
Seu filho crescerá mais feliz e saudável se você permitir que ele fique descalço por mais tempo. Então fora sapatos!
“Quem sabe um pé descalço saiba tanto sobre esse mundo quanto todos os livros já publicados”
Argeu Ribeiro
Quer receber em primeira mão os novos artigos, guias e novidades aqui do Educando Tudo Muda, e ainda ganhar um ebook de presente?
Entre para minha lista de contatos!
abraço caloroso
Ana Lúcia Machado
Crédito 1ª foto do infográfico: Raphael Bernadelli
Sara
Boa tarde, gostaria muito de saber o nome do artigo desse estudo. Estou fazendo uma monografia e esse tema seria de grande importância.
abraços
Ana Lucia
Oi Sara, o estudo intitulado “Podología preventiva: niños descalzos igual a niños más inteligentes“, foi elaborado por Isabel Gentil García, Profesora da Escuela Universitaria de Enfermería, Fisioterapia y Podología da Universidad Complutense de Madrid. O link de acesso ao estudo encontra-se indisponível. Você pode ter mais informações aqui: https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/tag/psicomotricidade/. Espero ter ajudado. Bons estudos. Abraço