
Conheça uma seleção incrível de livros para inspirar o brincar com as nuvens do céu. As nuvens são fonte de encantamento, imaginação e criatividade. Quem nunca passou momentos deitado ao ar livre observando as nuvens? Quem nunca olhou para as nuvens e viu figuras do cotidiano estampadas no céu? Há muitas maneiras de nos “deixarmos levar por elas”.
Brincar com as nuvens oferece às crianças uma oportunidade única de conexão com a natureza, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade e habilidades cognitivas. Integrar a leitura de livros infantis sobre o tema enriquece a experiência e proporciona momentos lúdicos e de aprendizado. Existe muitas maneiras simples que podem despertar o interesse pelos fenômenos naturais, ao mesmo tempo em que incentivam a imaginação e o apreço pela natureza, além do cuidado com o meio ambiente.
Para tornar a experiência de brincar com as nuvens ainda mais rica, é possível integrar a leitura de livros infantis que abordam o tema. Veja algumas sugestões de livros sobre nuvens:
1.O Segredo das nuvens Celina Bodenmuller
“O segredo das nuvens – Entendendo as chuvas, raios e trovões” convida os jovens leitores a explorar os mistérios escondidos nas nuvens do céu. Com uma linguagem simples, divertida e por vezes até poética, o livro conduz o olhar das crianças para que observem atentamente o que acontece com a água, em seu infinito ciclo de evaporação e condensação. Por meio de informações científicas, fatos do cotidiano, curiosidades, experimentos simples, além de quadrinhas, parlendas e provérbios, o livro vai traçando um panorama variado para explicar fenômenos naturais complexos, de uma forma que os mais jovens possam compreender facilmente.
No céu azul, nuvens brancas, o Sol, um elefante… Um elefante? E tem mais! Uma bola de futebol! Conheça Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando as formas das nuvens. Mas eis que começa a ver algo além das formas, algo além de seu presente, e de tanto olhar para o céu acaba encontrando o que sempre procurou. E você, já deu uma olhada no céu hoje?
3.Nuvem feliz, Alice Ruiz e Edith Derdyk
Nuvens costumam ser muito temperamentais. Qualquer ventinho as empurra de um lado para o outro, e assim elas mudam de cor, e de humor, a todo momento. Mas uma coisa é certa: toda nuvem, desde pequena, sabe que um dia terá de chorar. Numa prosa que vem e vai como uma nuvem, e com desenhos que exploram as várias possibilidades da linha e da mancha, Alice Ruiz e Edith Derdyk criaram um livro poético e delicado, cujo final surpreende por sua generosidade diante da vida.
Milo pode parecer uma nuvem meio fora de moda, mas Lizzy quer levá-lo para casa. Milo não é grande demais nem muito complicado. É perfeito. Cuidar de uma nuvem é um trabalho muito importante, e Lizzy leva isso a sério. Contudo, Milo começa a crescer, crescer e crescer. O que Lizzy vai fazer quando não houver mais espaço para ele?
5.A fazedora de nuvens, Paula Vazone
Curiosa e ousada, Marina ama uma boa aventura. Quando ela encontra um mundo mágico e descobre como as nuvens são feitas, ela aprende também que nunca deve desistir das coisas importantes. Escrito por Paula Vasone e ilustrado por Evelin Salvatierra, esta história mostra o poder da imaginação na vida de todas as pessoas.
6.Entre nuvens, André Neves
Essa é a história de uma menina que sonhava em ser como um pássaro para poder ter uma nuvem só para ela. “Ela pensava: ‘Lá em cima, alguma coisa existe. Deuses, fadas, anjos ou gente de verdade’.” Porém, na cidade em que vivia, ninguém tinha tempo para sonhar. A menina resolve subir na montanha mais alta daquele lugar para poder pegar uma nuvem. Nessa montanha vivia um menino. Ele não achava a menor graça em olhar o céu, mas achava o sorriso da menina a coisa mais bela do mundo. E para vê-la sorrir para sempre, ele deu o melhor presente que ela poderia imaginar…
Enquanto as nuvens se divertem no céu formando coisa que vêem,uma turma de crianças também brinca de descobrir o que estão aquelas nuvens desenhando, até levarem um baita susto com uma das imagens (um urso-polar. ).A história acontece em dois cenários diferentes. No céu,as nuvens brincam de abracadabra.Na terra,as crianças observam os formatos das nuvens e viajam na imaginação.A leitura do livro favorece o resgate da brincadeira espontânea e criativa,o contato com a natureza e o prazer da descoberta.
Esta singela história é sobre Dora, uma menina que adora olhar para o céu e apreciar os bichos que se formam nas nuvens. Seu pai não consegue olhar e enxergar como ela. Mas aos poucos, os dois vão descobrindo juntos uma forma de olhar, sentir e brincar com as nuvens.
Terceiro livro infantil do premiado escritor carioca Marcelo Moutinho, com inusitadas e criativas ilustrações da cearense Luci Sacoleira.
Que tal olhar pro céu? Que tal brincar com as nuvens? Imaginar nas configurações efêmeras das nuvens, formas variadas: ovelhas, castelos, trombas de elefante, dragões?
Desta forma, o céu pode se tornar uma tela lúdica infinita para a imaginação da criança.
Que possamos encher mais nossos olhos de céu com nossas crianças!
Abraço carinhoso
Ana Lúcia Machado