Biblioteca Verde para Educadores

Biblioteca Verde é uma curadoria focada no tema criança e natureza. Nela você encontra uma seleção de livros  fundamentais para o aprofundamento dos  seguintes temas: aprendizagens ao ar livre, educação ambiental na infância, a relação criança e natureza, brinquedos e brincadeiras na e com a natureza.

São publicações indispensáveis para a trajetória de pesquisadores e formadores das infâncias. Essas indicações têm o objetivo de estimular as investigações sobre as interações das crianças com a natureza e retroalimentar  conhecimentos e práticas educativas que promovam o desenvolvimento infantil integral.

Trata-se de publicações importantes para todo Educador ter à mão para estudos  e consultas visando a saúde da infância e do planeta.

BIBLIOTECA VERDE PARA EDUCADORES

EDUCAÇÃO VERDE, CRIANÇAS SAUDÁVEIS

Os meninos e meninas de hoje passam a maior parte do tempo em espaços fechados, sentados, assistindo à TV. Eles vivem constantemente debaixo de uma supervisão adulta obcecada por segurança e quase já não têm momentos de brincadeiras descontraídas ao ar livre. As crianças precisam da natureza. Elas se sentem espontaneamente atraídas por ambientes naturais e, quando estão em contato com eles, desenvolvem-se de uma forma mais saudável em todos os níveis: físico, emocional, mental, social e espiritual. Passar algum tempo ao ar livre, em uma interação direta com a vida, é um direito fundamental da infância que deveria ser reconhecido na nossa sociedade. Este livro foi escrito para todas as pessoas, pais e educadores, dispostas a se empenhar para atingir esse ideal.

SAIBA MAIS

A ÚLTIMA CRIANÇA NA NATUREZA

Este livro apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e também de histórias de todo o mundo que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico. Richard Louv cunhou pela primeira vez o termo Transtorno do Deficit de Natureza e despertou, assim, o interesse da comunidade internacional para um tema bastante atual: o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças, especialmente as que vivem em contextos urbanos.

SAIBA MAIS

CRIANÇAS E NATUREZA – RECONECTAR É PRECISO

O livro é um alerta para as graves consequências físicas e psíquicas de um cotidiano infantil sedentário e conectado a dispositivos eletrônicos. A obra reuni os principais resultados de pesquisas sobre o tema nacional e internacional. A conclusão a que se chega é que a reconexão entre crianças e natureza é urgente, sob o risco de aumento de distúrbios físicos e emocionais causados pela privação de interações com os ambientes naturais, seus seres e processos. Outro efeito nefasto do afastamento entre crianças e natureza é o desinteresse das pessoas pelo mundo natural que, sem conhecê-lo, não se empenham em sua proteção, agravando, deste modo, os problemas ambientais contemporâneos. Apesar deste alerta, as pesquisas cientificas deixam claro que nem tudo está perdido e que ainda há tempo para reversão da situação, basta que devolvamos às crianças o seu direito de contato com a natureza da qual todos nós fazemos parte.

SAIBA MAIS

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

O livro reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Pais e educadores de todas as partes do mundo interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças vão encontrar neste livro uma fonte inestimável de idéias. Reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas: familiar, geográfico, ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão de ser “ecologicamente alfabetizadas”.

SAIBA MAIS 

A NATUREZA COMO EDUCADORA

Sair da sala de aula com os estudantes é um desafio e uma grande oportunidade para o educador que deseja ajudá-los não só a compreender o mundo em que vivem e a conectar os conhecimentos que via de regra recebem compartimentados, como também a ajudá-los a se perceberem como participantes ativos dele. Acreditamos que para compreender a complexidade do mundo é necessário compreender os diferentes níveis que o compõe e explorar formas de pensar que os inclua. A educação hoje precisa preocupar-se muito mais com a contextualização de seus ensinamentos do que com oferecer informações cada vez mais abstratas. A experiência de dar aulas fora da sala de
aula é uma oportunidade extremamente rica para despertar o interesse pelo mundo, para despertar o entusiasmo nas mentes mais adormecidas, e para promover o desenvolvimento pleno do potencial humano.

SAIBA MAIS

EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO E ALEGRIA

Nas escolas, as crianças permanecem horas em espaços fechados, aprendendo a obedecer, apropriando-se de conteúdos muitas vezes distantes de seus interesses. O trabalho de Lea Tiriba aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta, buscando concepções e práticas que religuem os seres humanos à natureza e digam não ao consumismo e ao desperdício. Com base em extensa pesquisa de campo e bibliográfica, a autora sugere o respeito às vontades do corpo. Desencoraja o “emparedamento” das crianças e propõe um aprendizado que reorganiza a relação entre educadores e educandos, questionando a centralidade das professoras no processo pedagógico e propiciando o surgimento de relações horizontais.

SAIBA MAIS

Top 10 da educação ao ar livreDEDO VERDE NA ESCOLA

Cultivando a alfabetização ecológica na educação infantil, remonta um processo educativo envolvendo alunos, professores e comunidade na transformação do currículo e das metodologias de duas escolas de educação infantil da rede de ensino municipal de São Paulo, ligadas ao respeito e ao cuidado da comunidade de vida, da integridade ecológica, por meio da democracia e da cultura de paz. Com metodologias inovadoras que valorizam as relações entre as pessoas e a natureza, a descoberta dos detalhes da vida e o mergulhar no conhecimento. Esta publicação é dedicada a todos os professores e educadores interessados em promover a cultura da sustentabilidade em suas escolas, potencializando a construção de valores, para quem sabe um dia tornarmo-nos uma sociedade sustentável.

SAIBA MAIS

A CRIANÇA E A NATUREZA – EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS ÁREAS VERDES COMO CAMINHOS HUMANIZADORES

O contato direto com o mundo natural é um dos direitos imprescindíveis das crianças e uma condição essencial para o crescimento saudável delas. Somos constituídos de natureza e de cultura; a Natureza, nossa origem, nos fala e ensina. O vínculo espontâneo com o mundo natural é uma das características das crianças. As áreas verdes são campos férteis para elas vivenciarem a alegria, o bem-estar, para descobrirem sobre si mesmas, sobre a convivência com os outros e para investigarem sobre as coisas que as rodeiam. Nesses ambientes a inventividade e a criatividade das crianças se expandem, a percepção e sensibilidade se ampliam pela riqueza de experiências sensoriais que a Natureza propicia. O corpo exercita a liberdade de brincar e se movimentar segundo suas vontades, e as crianças podem aprender modos interativos que se contrapõem aos padrões de brincar impostos pela mídia.

SAIBA MAIS

CRIANÇA E A EXPERIÊNCIA AFETIVA COM A NATUREZA

Esta obra é a possibilidade para um caminho de mudanças, de quebra de paradigma na forma e no modo de conceber as práticas pedagógicas na educação infantil, na relação da criança com a natureza. A autora convida o leitor, por meio de suas anamneses infantis, a (re) visitar a infância, a traçar percursos que nos levam a amar e desejar, estar e cuidar da Natureza. Esta é uma obra inovadora, uma contribuição teórica concisa aos profissionais que atuam na educação infantil e aos familiares da sociedade contemporânea. Um pensamento lúcido, humanizado e consciente de seu papel na constituição das milhões de crianças cidadãs que são atendidas nas instituições de educação infantil no momento da escrita desta obra. A qualidade do trabalho faz do livro uma referência de leitura, que será de grande utilidade na educação institucional e familiar das crianças. E, acima de tudo, satisfaz um anseio de leitores sedentos por textos afetivos sobre a relação da criança com a natureza.

SAIBA MAIS

O PRINCÍPIO DA NATUREZA

O autor explica por que chegou o momento de repensarmos o futuro, rejeitarmos as perspectivas de apocalipse ambiental e social e, ao contrário, tirarmos o máximo proveito dos poderes revitalizantes do mundo natural. O livro apresenta pesquisas recentes e muitas histórias reais que comprovam como a natureza gera saúde e bem-estar, estimula a criatividade, fortalece os vínculos afetivos entre as pessoas e ainda ajuda a criar alternativas para economias sustentáveis. O Princípio da Natureza  nos desafia a repensar o modo como vivemos atualmente.

SAIBA MAIS

Turma da Floresta Livro do Educador

LIVRO DO EDUCADOR BRINCANDO COM A NATUREZA DA TURMA DA FLORESTA

Este livro é um convite à  prática de um brincar vivo e ecológico no dia a dia com as crianças; um convite à defesa do exercício imaginativo , da saúde da infância e do planeta. Brincar em espaços naturais nos coloca diante da vocação lúdica da natureza e  expõe a criança à riqueza e diversidade dos elementos naturais, abrindo um leque de possibilidades de brincadeiras e invenção dos próprios brinquedos pela criança, tendo a natureza como matéria-prima.

O livro incentiva o brincar em contato com a natureza  inspirado na história da Turma da Floresta – uma brincadeira puxa outra,  primeira obra infantil publicada pela autora,  especializada na primeira infância, e que agora, no Livro do Educador, ensina a fazer brinquedos com elementos da natureza, além de divertidas brincadeiras que nutrem a imaginação da criança e estimulam a criatividade. Disponível na loja do Educando Tudo Muda Livro como livro físico, e pela

Versão digital  e-book

SAIBA MAIS

BRINQUEDOS DO CHÃO

Este livro explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo. Fala sobre os brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.

SAIBA MAIS

VIVÊNCIAS NA NATUREZA – VOLUME 1

Este livro apresenta um conjunto precioso de jogos e brincadeiras que convidam os participantes, não só a se divertir nos espaços naturais, mas a construir uma verdadeira amizade com a terra, as rochas, as plantas e os animais com os quais compartilhamos o Planeta. Importantes conceitos ecológicos são abordados dentro de um contexto facilmente vivenciado e compreendido pela criança. Os jogos e brincadeiras apresentados são universais e têm sido difundidos em todo o mundo com grande sucesso. As atividades são organizadas de acordo com a habilidade a ser desenvolvida: apreciação estética, assimilação de novos fatos, concentração, empatia, superação de medos, imaginação, memória, interação com a natureza, trabalho em grupo, confiança, desfrute do silêncio e da solidão.

SAIBA MAIS

VIVÊNCIAS NA NATUREZA – VOLUME 2

Aqui o autor  apresenta e explica a metodologia do Aprendizado Seqüencial.O emprego dessa metodologia potencializa o trabalho do educador: as atividades deixam de ter um fim em si mesmas para compor um processo por meio do qual o aprofundamento da percepção, que requer o aquietar da mente e a abertura para a afetividade, é conseguido – proporcionando experiências fascinantes com a Natureza, tanto para os participantes como para os professores. Este método tem sido empregado com enorme sucesso tanto por professores com seus alunos, como em programas de formação de professores, em que o desenvolvimento pessoal é aliado à aquisição de ferramentas pedagógicas modernas.

SAIBA MAIS

VIDA SECRETA DAS ÁRVORES

As árvores são seres vivos, e como diz Peter Wohlleben neste fascinante livro, também são seres sociais. O livro mostra que nós e as árvores temos muito em comum – as árvores se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos filhos e dos doentes, têm memória, defendem-se de agressores, e muito mais.

O autor, engenheiro florestal alemão, alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Depois de ler este livro você nunca mais olhará para as árvores da mesma maneira, até sentirá o desejo de abracá-las!

SAIBA MAIS

Biblioteca verdeCOZINHANDO NO QUINTAL

A pesquisadora de brincadeiras de crianças de norte à sul do Brasil, Renata Meirelles,  mostra neste livro,  como as crianças utilizam os elementos da natureza  na  brincadeira de fazer comidinha. Com fotos e receitas feitas com flores caídas no chão, grama picada e sal de fim de churrasco, entre muitos outros ingredientes, o livro mostra a potência do brincar na natureza.

SAIBA MAIS

MEDITAÇÕES

Em uma sociedade fortemente dominada pela tecnologia e pela ciência, o ser humano está perdendo o contato com a sua dimensão mais íntima e pessoal. Tagore, conhecendo profundamente o pensamento nativo da Índia e do Ocidente, apresenta uma possibilidade de redescobrir o que foi perdido, inspirando gerações ao fornecer uma ponte para essa descoberta da interioridade e da dimensão pessoal da vida, e dos novos sentidos que revelam o valor e a alegria de viver. Os ensaios desta obra, com toda a poesia de Tagore, são dedicados à arte, à educação, à busca da verdade, à meditação e à possibilidade de renascimento.

SAIBA MAIS

O professor norte-americano David Sobel*, nos adverti de maneira sábia dizendo que “antes de pedirmos as crianças que salvem o planeta, precisamos oferecer à elas a oportunidade de amar a Terra”, e só amamos aquilo que conhecemos. Portanto, é trabalho do ensino básico promover interações diretas das crianças com o mundo vivo.

Abraço carinhoso

Ana Lúcia Machado

*David Sobel, professor emérito do Departamento de Educação do Antioch University New England

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS