5 LIVROS PARA APRENDER COMO FACILITAR A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA
Dicas de leitura para promover a facilitação da relação das crianças com a natureza e auxiliar professores a estar do lado de fora com elas
Se você é professor da educação infantil, do ensino fundamental, se é um profissional da área da saúde que atende crianças e adolescentes, ou ainda se é pai, mãe, tio ou avós preocupados com o distanciamento das novas gerações com o mundo natural, estes livros são para você. Estas indicações vão inspirar e apoiar iniciativas que incentivam a relação das crianças e jovens com a natureza.
Cada vez mais estamos percebendo a importância da conexão com o mundo natural, pelo crescente distanciamento da natureza e o excesso do mundo tecnológico na vida das crianças.
Sabemos que a criança se desenvolve muito além da sua genética. As interações com o meio têm uma relevância vital no processo alavancando o desenvolvimento integral da criança. Como grande mestra, a natureza tem muito a ensinar para as crianças. Em conexão com o mundo vivo elas aprendem sobre os princípios que regem a vida na Terra – seus ciclos de nascimento, vida e morte, fluxos, processos evolutivos, o que leva a compreensão sobre si mesma, o outro, o meio e as relações. Na natureza encontramos os estímulos mais ricos e completos necessários para o desenvolvimento infantil integral e saudável.
5 LIVROS PARA APRENDER COMO FACILITAR A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA
Aqui você vai encontrar uma seleção de 5 livros fundamentais para o aprofundamento dos seguintes temas: aprendizagens ao ar livre, educação ambiental na infância, a relação da criança com a natureza, brinquedos e brincadeiras na e com a natureza.
Estas publicações são indispensáveis para a trajetória de pesquisadores e formadores das infâncias e familiares e visa a saúde da infância e do planeta.
O professor norte-americano David Sobel*, nos adverti de maneira sábia dizendo que “antes de pedirmos as crianças que salvem o planeta, precisamos oferecer à elas a oportunidade de amar a Terra”, pois só amamos aquilo que conhecemos. Portanto, é trabalho das famílias e da escola promover interações diretas das crianças com o mundo vivo.
*David Sobel, professor emérito do Departamento de Educação do Antioch University New England
- A última criança na natureza, de Richard Louv
Este livro apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e também de histórias de todo o mundo que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico. Richard Louv cunhou o termo ‘Transtorno do Déficit de Natureza’ e despertou, assim, o interesse da comunidade internacional para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças, especialmente as que vivem em contextos urbanos.
O autor ressalta que muitos problemas comuns de aprendizagem, como dificuldade de concentração, hiperatividade e déficit de atenção, estão diretamente ligados ao pouco tempo que os pequenos passam em contato com a natureza. Isso sem falar dos problemas mais graves, como obesidade infantil.
- Crianças e natureza – Reconectar é preciso, de Christiana Profice
O livro é um alerta para as graves consequências físicas e psíquicas de um cotidiano infantil sedentário e conectado a dispositivos eletrônicos. A obra reúne os principais resultados de pesquisas sobre o tema nacional e internacional. A conclusão a que se chega é que a reconexão entre crianças e natureza é urgente, sob o risco de aumento de distúrbios físicos e emocionais causados pela privação de interações com os ambientes naturais, seus seres e processos.
Outro efeito nefasto do afastamento entre crianças e natureza é o desinteresse das pessoas pelo mundo natural que, sem conhecê-lo, não se empenham em sua proteção, agravando, deste modo, os problemas ambientais contemporâneos. Apesar deste alerta, as pesquisas científicas deixam claro que nem tudo está perdido e que ainda há tempo para reversão da situação, basta que devolvamos às crianças o seu direito de contato com a natureza da qual todos nós fazemos parte.
- Brinquedos do Chão
Este livro explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo. Fala sobre os brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.
- Livro do Educador brincando com a natureza
Este livro é um convite à prática de um brincar vivo e ecológico no dia a dia com as crianças; um convite à defesa do exercício imaginativo , da saúde da infância e do planeta. Brincar em espaços naturais nos coloca diante da vocação lúdica da natureza e expõe a criança à riqueza e diversidade dos elementos naturais, abrindo um leque de possibilidades de brincadeiras e invenção dos próprios brinquedos pela criança, tendo a natureza como matéria-prima.
O livro incentiva o brincar em contato com a natureza inspirado na história da Turma da Floresta – uma brincadeira puxa outra, primeira obra infantil publicada pela autora, especializada na primeira infância, e que agora, no Livro do Educador, ensina a fazer brinquedos com elementos da natureza, além de divertidas brincadeiras que nutrem a imaginação da criança e estimulam a criatividade.
- Educação verde, crianças saudáveis, de Heike Freire
A leitura é fluida e cheia de ideias e dicas para trabalhar com as crianças na natureza. A autora faz uma abordagem da importância de uma educação voltada para o contato com a natureza.
As crianças hoje passam a maior parte do tempo em espaços fechados, sentados, frente às telas. Elas vivem constantemente debaixo da supervisão de adultos obcecados por segurança e quase já não têm momentos de brincadeiras descontraídas ao ar livre. As crianças precisam da natureza.
Os pequenos se sentem espontaneamente atraídos por ambientes naturais e, quando estão em contato com eles, desenvolvem- se de uma forma mais saudável em todos os níveis: físico, emocional, mental, social e espiritual. Passar algum tempo ao ar livre, em uma interação direta com a vida, é um direito fundamental da infância que deveria ser reconhecido na nossa sociedade. Este livro foi escrito para todas as pessoas, pais e educadores, dispostas a se empenhar para atingir esse ideal.
Estas são algumas das referências bibliográficas que embasam o trabalho do Educando Tudo Muda e que além de inspirar, fortalecem ações potentes em prol da saúde da infância. Você conhece esses livros? Já leu? Se ainda não leu, sugiro que salve as indicações e compartilhe para espalhar esta semente pró-infância.
LEIA TAMBÉM: CRIANÇA E NATUREZA – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Abraço carinhoso
Ana Lúcia Machado