4 TEDs SOBRE O BRINCAR

ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4 TEDs SOBRE O BRINCAR – Educação Infantil

BRINCAR é substrato para a vida, é o motor da infância que garante potência para a idade adulta. Brincando a criança desenvolve competências que serão requisitadas mais tarde nas relações interpessoais e de trabalho. Como atividade instintiva, natural e espontânea, brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil integral e saudável, e segue tendo sua importância ao longo da vida, porque afinal somos seres lúdicos.

Infelizmente na sociedade contemporânea o brincar está em declínio, as novas gerações estão sendo privadas de tempo e espaço de brincar livre. Especialistas na área de educação e saúde vêm alertando sobre a diminuição do tempo de brincar das crianças.

Conheça 4 TEDs SOBRE O BRINCAR e entenda a sua importância para o desenvolvimento integral da criança.

Stuart Brown, psiquiatra americano, pioneiro na pesquisa sobre o brincar, descobriu por meio de seus estudos que crianças tolhidas na sua necessidade de brincar terão dificuldades de decodificar o mundo, que brincar bastante na infância gera adultos felizes e bem sucedidos e que a capacidade de continuar nutrindo este ser brincante que somos, nos mantém joviais e saudáveis ao longo da vida.

Como resultado de suas pesquisas, Stuart afirma que:

“Brincar desenvolve músculos e habilidades sociais, fertiliza a atividade cerebral, aprofunda e regula emoções, nos faz perder a noção do tempo, proporciona um estado de equilíbrio, ajuda a lidar com as dificuldades, aumenta a expansividade e favorece as conexões entre as pessoas. Ao brincar ativamos o lado direito do cérebro, que está ligado à criatividade, emoção, imaginação, intuição e subjetividade”.

 

LEIA TAMBÉM: BRINCAR SUBSTRATO PARA A VIDA


4 TEDs SOBRE O BRINCAR

BRINCAR É MAIS DO QUE DIVERSÃO – É VITAL, STUART BROWN

Um pioneiro na pesquisa sobre o ato de brincar, Stuart Brown, autor do livro  Play, diz que humor, jogos, algazarra, flerte e fantasia são mais do que simples diversão. Brincar bastante na infância gera adultos espertos e felizes – e continuar fazendo isso nos faz mais inteligentes em qualquer idade.

ASSISTA O TED

 


O DECLÍNIO DO BRINCAR, PETER GRAY

Na visão do psicólogo evolucionista Peter Gray, autor do livro Free to Learn, hoje as crianças  não têm tempo, espaço e permissão para brincar livremente. O espaço público tornou se inacessível e perigoso. As horas dedicadas à escola aumentaram.  As crianças estão sempre supervisionadas e controladas por adultos. Tudo isso tem profundos impactos no desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Nesta palestra, o Dr. Gray chama a atenção de forma convincente para a realidade de que, nos últimos 60 anos, nos Estados Unidos, houve um declínio gradual, mas globalmente dramático, na liberdade das crianças de brincar com outras crianças, sem a orientação de um adulto. Durante este mesmo período, houve um aumento gradual, mas globalmente dramático, da ansiedade, depressão, sentimentos de desamparo, suicídio e narcisismo em crianças e adolescentes. Com base em pesquisas próprias e de outros, o Dr. Gray documenta por que a brincadeira livre é essencial para o desenvolvimento social e emocional saudável das crianças e descreve as etapas pelas quais podemos trazer a brincadeira livre de volta à vida das crianças.

ASSISTA O TED

 


TERRITÓRIO DO BRINCAR, RENATA MEIRELLES

A Renata Meirelles viaja por todas as regiões do Brasil registrando o brincar das crianças em sua forma mais espontânea por meio de vídeos, fotografias e áudios. Formada em Educação Física e é mestre pela Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu dois projetos, o BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica, no qual registrou as brincadeiras das crianças da Amazônia, e o Território do Brincar, que gerou um filme de longa-metragem, dois livros e duas séries infantis para TV, além de filmes de curta metragem, artigos e uma exposição itinerante em 2014/15.

Ela afirma que a  autonomia é a essência da criança. Se você pegar o que as crianças estão fazendo enquanto brincam, elas estão criando um processo de autonomia: ‘O que dou conta nessa vida’? Quando a gente vê crianças que estão sob um excesso de supervisão, com um adulto dizendo o tempo todo o que é para fazer, que horas que começa, que horas que termina… Por mais bem intencionada que seja a atividade, a criança vai crescendo em um lugar em que alguém deseja e escolhe por ela. Não há uma voz interna sendo escutada. A criança precisa ter o ‘nada’ disponível para fazer. E o ‘nada’ não significa ficar à frente de telas de celulares, tablets ou televisores. “O ‘nada’ é justamente ela estar sem propostas ou planejamentos. (trecho de entrevista)

ASSISTA O TED

 


LIBERTEM AS CRIANÇAS, CARLOS NETO

Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana no Departamento de Ciências da Motricidade Humana de Lisboa, autor do livro Libertem as crianças. Um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo, o profº Carlos Neto trabalha com crianças há mais de quarenta anos e uma coisa que o preocupa é que hoje as crianças brincam e se movimentam cada vez menos, aumentando assim a taxa de sedentarismo entre a população infantil.

De acordo com ele, esta inatividade corporal infantil, terá enormes consequências na  saúde física da criança –  excesso de peso, obesidade, diabetes, doenças crónicas cardíacas e respiratórias, e na saúde mental – ansiedade, depressão, stress, hiperatividade e deficit de atenção. É necessária uma visão de desenvolvimento sustentável no âmbito das “culturas de infância”, no sentido de combater a crescente inatividade e inabilidade motora e promover experiências de brincadeiras e movimento, a fim de assegurar estilos de vida saudáveis ao longo da vida.

ASSISTA O TED


Não deixe de assistir os 4 TEDs SOBRE O BRINCAR. O lúdico é fundamental em todas as fases da vida, inclusive na idade adulta, então vamos todos brincar!

Abraço

Ana Lúcia Machado

 

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS