BIBLIOTECA VERDE EDUCANDO TUDO MUDA
SUGESTÕES DE LEITURA
Esta é a Biblioteca Verde do Educando Tudo Muda – uma curadoria cuidadosa que reflete o respeito às infâncias. Aqui você encontra uma seleção de livros que considero relevante para o aprofundamento dos temas desenvolvidos pelo Educando Tudo Muda: aprendizagem ao ar livre, educação ambiental na infância, a relação criança e natureza, brinquedos e brincadeiras na e com a natureza, e a arte com elementos naturais. Além disso, aqui você encontra a Biblioteca Verde para crianças – uma seleção de livros que inspiram e incentivam o apreço das crianças pela natureza.
São publicações que me acompanham na jornada de pesquisadora, formadora e eterna aprendiz. O intuito aqui é investigar esses temas e retroalimentar os conhecimentos e práticas para você ficar sempre atualizado. Tratam-se de publicações importantes para todo Educador ter à mão para estudos, pesquisas e consultas visando a saúde da infância e do planeta.
BIBLIOTECA VERDE PARA EDUCADORES
LIVROS DE AUTORIA DE ANA LÚCIA MACHADO:
A TURMA DA FLORESTA UMA BRINCADEIRA PUXA OUTRA
Esta é a história de um grupo de crianças que se reúne num parque do bairro para brincar. No decorrer da tarde inventam muitas brincadeiras com o que a própria natureza lhes oferece. João é a primeira criança a chegar no parque numa tarde fria de outono. Enquanto espera a Turma da Floresta, caminha pelo parque, até que tropeça num graveto. O menino apanha o graveto do chão e assim tem início uma tarde cheia de aventuras e brincadeiras. Em quantos brinquedos diferentes um simples graveto pode se transformar nas mãos da crianças? Acompanhe as brincadeiras da Turma da Floresta pelo parque e descubra o mundo fantástico da imaginação infantil. Sinta-se chamado a conectar-se com a natureza e fazer parte desta turma também.
LIVRO DO EDUCADOR BRINCANDO COM A NATUREZA DA TURMA DA FLORESTA
Este livro é um convite à prática de um brincar vivo e ecológico no dia a dia com as crianças; um convite à defesa do exercício imaginativo , da saúde da infância e do planeta. Brincar em espaços naturais nos coloca diante da vocação lúdica da natureza e expõe a criança à riqueza e diversidade dos elementos naturais, abrindo um leque de possibilidades de brincadeiras e invenção dos próprios brinquedos pela criança, tendo a natureza como matéria-prima.
O livro incentiva o brincar em contato com a natureza inspirado na história da Turma da Floresta – uma brincadeira puxa outra, primeira obra infantil publicada pela autora, especializada na primeira infância, e que agora, no Livro do Educador, ensina a fazer brinquedos com elementos da natureza, além de divertidas brincadeiras que nutrem a imaginação da criança e estimulam a criatividade. Disponível na loja do Educando Tudo Muda Livro como livro físico, e em versão digital:
DIÁRIO DE GRATIDÃO, O COTIDIANO SOB NOVO OLHAR
Na condição de seres em construção, nossa existência está pautada no constante desenvolvimento e aperfeiçoamento de nós mesmos. Todo processo de enriquecimento de nossas vidas tem como princípio a gratidão. A gratidão é uma virtude que deve ser cultivada a cada dia. Ela é a capacidade de reconhecer, valorizar e retribuir as dádivas recebidas.
Este é um convite para uma jornada ao longo de doze meses. Você tem em mãos um livro diferente. Além de leitor, você será autor de sua própria história, tecida dia a dia por meio da prática da gratidão.
Não importa em que época do ano este Diário de Gratidão chegue a você. Esta jornada pode se iniciar a qualquer momento. O importante é não interromper seu fluxo depois de começar.
Aqui você será estimulado a registrar diariamente seus agradecimentos, e guiado com orientações de como exercitar a gratidão na sua vida. A prática da gratidão apura o olhar para o cotidiano revelando novas paisagens e encantamento pela vida.
CLAREAR A PEDAGOGIA WALDORF EM DEBATE
“Clarear” é uma proposta de reflexão sobre a prática da pedagogia Waldorf. É a expressão real da experiência de crianças que vivenciaram o dia a dia em escolas Waldorf, e manifesta, por meio de perguntas dos pais, o desejo de renovação e transparência na proposta e na prática pedagógica. Como diz Ruy Cézar do Espírito Santo em seu prefácio, trata-se de uma obra de relevância para a educação. “Clarear” busca conscientizar os educadores sobre a importância do trabalho constante de autoconhecimento e autoeducação, além de propor o diálogo com outras abordagens pedagógicas como uma forma de se renovar. Nenhuma pedagogia é necessariamente boa por si só. São os educadores que a tornam boa ou ruim em sala de aula com os alunos.
https://amzn.to/3RzHejv
OUTROS AUTORES:
EDUCAÇÃO VERDE, CRIANÇAS SAUDÁVEIS
Os meninos e meninas de hoje passam a maior parte do tempo em espaços fechados, sentados, assistindo à TV. Eles vivem constantemente debaixo de uma supervisão adulta obcecada por segurança e quase já não têm momentos de brincadeiras descontraídas ao ar livre. As crianças precisam da natureza. Elas se sentem espontaneamente atraídas por ambientes naturais e, quando estão em contato com eles, desenvolvem-se de uma forma mais saudável em todos os níveis: físico, emocional, mental, social e espiritual. Passar algum tempo ao ar livre, em uma interação direta com a vida, é um direito fundamental da infância que deveria ser reconhecido na nossa sociedade. Este livro foi escrito para todas as pessoas, pais e educadores, dispostas a se empenhar para atingir esse ideal.
A CRIANÇA E A NATUREZA – EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS ÁREAS VERDES COMO CAMINHOS HUMANIZADORES
O contato direto com o mundo natural é um dos direitos imprescindíveis das crianças e uma condição essencial para o crescimento saudável delas. Somos constituídos de natureza e de cultura; a Natureza, nossa origem, nos fala e ensina. O vínculo espontâneo com o mundo natural é uma das características das crianças. As áreas verdes são campos férteis para elas vivenciarem a alegria, o bem-estar, para descobrirem sobre si mesmas, sobre a convivência com os outros e para investigarem sobre as coisas que as rodeiam. Nesses ambientes a inventividade e a criatividade das crianças se expandem, a percepção e sensibilidade se ampliam pela riqueza de experiências sensoriais que a Natureza propicia. O corpo exercita a liberdade de brincar e se movimentar segundo suas vontades, e as crianças podem aprender modos interativos que se contrapõem aos padrões de brincar impostos pela mídia.
CRIANÇA E A EXPERIÊNCIA AFETIVA COM A NATUREZA
Esta obra é a possibilidade para um caminho de mudanças, de quebra de paradigma na forma e no modo de conceber as práticas pedagógicas na educação infantil, na relação da criança com a natureza. A autora convida o leitor, por meio de suas anamneses infantis, a (re) visitar a infância, a traçar percursos que nos levam a amar e desejar, estar e cuidar da Natureza. Esta é uma obra inovadora, uma contribuição teórica concisa aos profissionais que atuam na educação infantil e aos familiares da sociedade contemporânea. Um pensamento lúcido, humanizado e consciente de seu papel na constituição das milhões de crianças cidadãs que são atendidas nas instituições de educação infantil no momento da escrita desta obra. A qualidade do trabalho faz do livro uma referência de leitura, que será de grande utilidade na educação institucional e familiar das crianças. E, acima de tudo, satisfaz um anseio de leitores sedentos por textos afetivos sobre a relação da criança com a natureza.
O autor explica por que chegou o momento de repensarmos o futuro, rejeitarmos as perspectivas de apocalipse ambiental e social e, ao contrário, tirarmos o máximo proveito dos poderes revitalizantes do mundo natural. O livro apresenta pesquisas recentes e muitas histórias reais que comprovam como a natureza gera saúde e bem-estar, estimula a criatividade, fortalece os vínculos afetivos entre as pessoas e ainda ajuda a criar alternativas para economias sustentáveis. O Princípio da Natureza nos desafia a repensar o modo como vivemos atualmente.
A ÚLTIMA CRIANÇA NA NATUREZA
Este livro apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e também de histórias de todo o mundo que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico. Richard Louv cunhou pela primeira vez o termo Transtorno do Deficit de Natureza e despertou, assim, o interesse da comunidade internacional para um tema bastante atual: o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças, especialmente as que vivem em contextos urbanos.
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA
O livro reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Pais e educadores de todas as partes do mundo interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças vão encontrar neste livro uma fonte inestimável de idéias. Reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas: familiar, geográfico, ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão de ser “ecologicamente alfabetizadas”.
CRIANÇAS E NATUREZA – RECONECTAR É PRECISO
O livro é um alerta para as graves consequências físicas e psíquicas de um cotidiano infantil sedentário e conectado a dispositivos eletrônicos. A obra reuni os principais resultados de pesquisas sobre o tema nacional e internacional. A conclusão a que se chega é que a reconexão entre crianças e natureza é urgente, sob o risco de aumento de distúrbios físicos e emocionais causados pela privação de interações com os ambientes naturais, seus seres e processos. Outro efeito nefasto do afastamento entre crianças e natureza é o desinteresse das pessoas pelo mundo natural que, sem conhecê-lo, não se empenham em sua proteção, agravando, deste modo, os problemas ambientais contemporâneos. Apesar deste alerta, as pesquisas cientificas deixam claro que nem tudo está perdido e que ainda há tempo para reversão da situação, basta que devolvamos às crianças o seu direito de contato com a natureza da qual todos nós fazemos parte.
Sair da sala de aula com os estudantes é um desafio e uma grande oportunidade para o educador que deseja ajudá-los não só a compreender o mundo em que vivem e a conectar os conhecimentos que via de regra recebem compartimentados, como também a ajudá-los a se perceberem como participantes ativos dele. Acreditamos que para compreender a complexidade do mundo é necessário compreender os diferentes níveis que o compõe e explorar formas de pensar que os inclua. A educação hoje precisa preocupar-se muito mais com a contextualização de seus ensinamentos do que com oferecer informações cada vez mais abstratas. A experiência de dar aulas fora da sala de
aula é uma oportunidade extremamente rica para despertar o interesse pelo mundo, para despertar o entusiasmo nas mentes mais adormecidas, e para promover o desenvolvimento pleno do potencial humano.
EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO E ALEGRIA
Nas escolas, as crianças permanecem horas em espaços fechados, aprendendo a obedecer, apropriando-se de conteúdos muitas vezes distantes de seus interesses. O trabalho de Lea Tiriba aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta, buscando concepções e práticas que religuem os seres humanos à natureza e digam não ao consumismo e ao desperdício. Com base em extensa pesquisa de campo e bibliográfica, a autora sugere o respeito às vontades do corpo. Desencoraja o “emparedamento” das crianças e propõe um aprendizado que reorganiza a relação entre educadores e educandos, questionando a centralidade das professoras no processo pedagógico e propiciando o surgimento de relações horizontais.
Cultivando a alfabetização ecológica na educação infantil, remonta um processo educativo envolvendo alunos, professores e comunidade na transformação do currículo e das metodologias de duas escolas de educação infantil da rede de ensino municipal de São Paulo, ligadas ao respeito e ao cuidado da comunidade de vida, da integridade ecológica, por meio da democracia e da cultura de paz. Com metodologias inovadoras que valorizam as relações entre as pessoas e a natureza, a descoberta dos detalhes da vida e o mergulhar no conhecimento. Esta publicação é dedicada a todos os professores e educadores interessados em promover a cultura da sustentabilidade em suas escolas, potencializando a construção de valores, para quem sabe um dia tornarmo-nos uma sociedade sustentável.
BRINQUEDOS DO CHÃO
Este livro explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo. Fala sobre os brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.
VIVÊNCIAS NA NATUREZA – VOLUME 1
Este livro apresenta um conjunto precioso de jogos e brincadeiras que convidam os participantes, não só a se divertir nos espaços naturais, mas a construir uma verdadeira amizade com a terra, as rochas, as plantas e os animais com os quais compartilhamos o Planeta. Importantes conceitos ecológicos são abordados dentro de um contexto facilmente vivenciado e compreendido pela criança. Os jogos e brincadeiras apresentados são universais e têm sido difundidos em todo o mundo com grande sucesso. As atividades são organizadas de acordo com a habilidade a ser desenvolvida: apreciação estética, assimilação de novos fatos, concentração, empatia, superação de medos, imaginação, memória, interação com a natureza, trabalho em grupo, confiança, desfrute do silêncio e da solidão.
VIVÊNCIAS NA NATUREZA – VOLUME 2
Aqui o autor apresenta e explica a metodologia do Aprendizado Seqüencial.O emprego dessa metodologia potencializa o trabalho do educador: as atividades deixam de ter um fim em si mesmas para compor um processo por meio do qual o aprofundamento da percepção, que requer o aquietar da mente e a abertura para a afetividade, é conseguido – proporcionando experiências fascinantes com a Natureza, tanto para os participantes como para os professores. Este método tem sido empregado com enorme sucesso tanto por professores com seus alunos, como em programas de formação de professores, em que o desenvolvimento pessoal é aliado à aquisição de ferramentas pedagógicas modernas.
VIDA SECRETA DAS ÁRVORES
As árvores são seres vivos, e como diz Peter Wohlleben neste fascinante livro, também são seres sociais. O livro mostra que nós e as árvores temos muito em comum – as árvores se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos filhos e dos doentes, têm memória, defendem-se de agressores, e muito mais.
O autor, engenheiro florestal alemão, alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.
Depois de ler este livro você nunca mais olhará para as árvores da mesma maneira, até sentirá o desejo de abracá-las!
A pesquisadora de brincadeiras de crianças de norte à sul do Brasil, Renata Meirelles, mostra neste livro, como as crianças utilizam os elementos da natureza na brincadeira de fazer comidinha. Com fotos e receitas feitas com flores caídas no chão, grama picada e sal de fim de churrasco, entre muitos outros ingredientes, o livro mostra a potência do brincar na natureza.
MEDITAÇÕES
Em uma sociedade fortemente dominada pela tecnologia e pela ciência, o ser humano está perdendo o contato com a sua dimensão mais íntima e pessoal. Tagore, conhecendo profundamente o pensamento nativo da Índia e do Ocidente, apresenta uma possibilidade de redescobrir o que foi perdido, inspirando gerações ao fornecer uma ponte para essa descoberta da interioridade e da dimensão pessoal da vida, e dos novos sentidos que revelam o valor e a alegria de viver. Os ensaios desta obra, com toda a poesia de Tagore, são dedicados à arte, à educação, à busca da verdade, à meditação e à possibilidade de renascimento.
BIBLIOTECA VERDE PARA CRIANÇAS
Veja a lista de livros que você pode oferecer às crianças para despertar o apreço pela natureza. Essa lista foi testada e aprovada nos grupos de trabalho com as crianças, nos cursos de formação de educadores e entre a criançada da família também!
“Antes de pedir as crianças que salvem o planeta, ofereça à elas a oportunidade de amar a Terra”. – David Sobel, professor emérito do Departamento de Educação do Antioch University New England
1.Um passeio pela natureza
Um livro de capa dura com janelinhas de espiar que revela toda a riqueza e beleza do mundo natural: sementes germinando, flores brotando, pequenas criaturas espalhados pelo mundo que são fundamentais para o equilíbrio da natureza.
Escrito por Libby Walden, ilustrado por Clover Robin
2.Pássaros e suas casas
Como são os ninhos de diferentes tipos de pássaros? Neste livro a criança irá conhecer a casa de várias espécies de aves, onde elas vivem e fazem seus ninhos. Há casas de vários formatos e tamanhos. Abrindo as janelinhas, é possível descobrir muitas coisas sobre os pássaros: como eles se protegem, do que se alimentam, e muito mais. A partir dessa leitura, seu jardim poderá se tornar um lugar mais agradável para os passarinhos. Livro cartonado.
Escrito por Libby Walden, ilustrado por Clover Robin
3. A árvore
O livro revela o crescimento das plantas – do nascimento do brotinho, da semente até os frutos, com várias janelinhas cheias de surpresas e muitas ilustrações de animais e insetos. Super interativo, capa dura.
Escrito por Anna Milbourne e Luciano Campelo, ilustrado por Simona Dimitri
4.Sementes de cabanas encantadas
Este é o livro encantado das famosas sementes de cabanas. No diário de viagem do famoso explorador Afonso Cagibi, você conhecerá as mais incríveis moradas do mundo, espécies variadas de cabanas – de passarinho, de caramujo, de pescador, etc. Acompanhada de lindas ilustrações, Cagibi relata minúcias preciosas das cabanas que desbravou pelo mundo a fora.
Escrito por Philippe Lechermeier, ilustrado por Éric Puybaret
5. A Turma da Floresta uma brincadeira puxa outra
O livro narra as aventuras de um grupo de crianças que se reúne num parque do bairro para brincar. No decorrer da tarde, essa turminha inventa muitas brincadeiras e brinquedos com materiais naturais que encontram pelo parque, mostrando que a imaginação das crianças é o melhor brinquedo.
Escrito por Ana Lúcia Machado, ilustrado por Daniel Salvetti
6. A Floresta
O livro conta a história de um camundongo que deixa sua casa para explorar a floresta. O que ele encontra não é o que imaginava, a floresta reserva muitas surpresas – encontros e enfrentamentos.
Escrito e ilustrado por Claire Nivola
7. Oceano
Quem são os habitantes do mar? Esta é uma jornada pelos oceanos que explora a grande floresta marítima de algas – seres marinhos exuberantes. Alguns são mestres do esconderijo e da camuflagem como o peixe-pedra que fica imóvel e engole animais que se aproximam dele ou ainda o peixe-camarão que se esconde entre os espinhos do ouriço-do-mar. O livro fala sobre o vento e suas ondas, as marés, as criaturas que vivem nas profundezas do oceano. Uma leitura para instigar a curiosidade das crianças.
Escrito por Matthew Oldham, ilustrado por Jane Newland
8. A árvore generosa
Uma história sobre a amizade entre um menino e uma árvore que mostra a generosidade da mãe natureza, além da ambição humana. O menino desfruta de tudo o que a árvore pode oferecer – seus frutos, sua sombra, seus galhos. Entretanto, a medida que o menino cresce, aumenta sua ganância e assim ele extrapola a exploração dos recursos da árvore. Uma história para exercitar a empatia incentivando nos colocarmos no lugar da árvore.
Escrito e ilustrado por Shel Silverstein
9. O Jardim Curioso
Uma história para refletir sobre a ética do cuidado. O livro conta a história de uma cidade sem nenhum tipo de vegetação – sem árvores e jardins. Liam, um menino curioso, acaba descobrindo uma passagem que dá acesso aos trilhos de uma antiga estação de ferro. Lá, ele faz uma descoberta que desperta sua vocação de jardineiro. Passa então a cuidar deste espaço e a partir disso transforma a realidade cinzenta da cidade. Por suas mãos cuidadosas uma nova cidade começa a renascer.
Escrito por Peter Brown
10. Lua, A noite por todo o mundo
Por que a Lua brilha no céu noturno? As páginas recortadas deste livro refletem os diferentes formatos da Lua durante todo o ciclo lunar. Uma história cheia de poesia sobre a vida noturna, à luz do luar.
Escrito Patricia Hegarty e ilustrado por Britta Teekentrup
11.De flor em flor
Este livro-imagem revela o olhar curioso de uma menina em suas andanças pela cidade ao lado de seu pai. Ela anda atentamente descobrindo a natureza por onde passa, colhendo flores que crescem entre as fendas do concreto da cidade.
Escrito por JonArno Lawson e ilustrado por Sydney Smith
12. Uma floresta de histórias – contos de árvores mágicas do mundo todo
O livro conta a história de sete árvores especiais, inspiradas no folclore de sete povos diferentes. Cada história tem como personagem central uma árvore dotada de poderes mágicos e despertam um senso de humildade e reverência a estes seres da natureza.
Escrito por Rina Singh e ilustrado por Helen Cann
13. A árvore
Árvore tem dono? Neste livro, o autor, como dono de uma árvore que é também de morada para os passarinhos e pequenos insetos, fala sobre a passagem do tempo e sobre todo aprendizado que adquiriu convivendo com sua árvore.
Escrito por Bartolomeu Campos de Queirós e ilustrado por Mario Cafiero
14. O mundo nunca dorme
Este livro, sobre natureza, convida as crianças a conhecer um universo paralelo, que fervilha de vida enquanto elas dormem. O mundo pode parecer adormecido na calada da noite, mas não está. Enquanto damas-da-noite desabrocham e estrelas brilham, a natureza dá sequência ao ciclo da vida.
Um gato que perambula pelas ilustrações é testemunha silenciosa, na casa e no quintal, das incontáveis vidas noturnas e diurnas. Uma atmosfera de mistério envolve tudo – até os desenhos naturalistas dos animais no final do livro.
Que criaturas são essas? Ficou curioso(a)?
15. Cada um na sua toca
Um livro que fala sobre uma forte tempestade na floresta que levou os animais de volta às suas tocas. Cada bicho reage de um jeito ao ter que passar tanto tempo em sua casa até que a tempestade vá embora. Uns intensificam os cuidados com os seus, enquanto outros aproveitam para colocar tudo em ordem. Alguns bichos sentem muita falta dos amigos… Uma história que remete o momento que a humanidade está vivendo tendo que ficar em casa também. Uma maneira descontraída de conversar com as crianças a cerca de um tema tão denso.
16. Uma árvore
17. Arca de ninguém
Esta é uma releitura da história da Arca de Noé que relata de forma bem humorada a dificuldade que Noé teve para convencer os bichos sobre a catástrofe que estava por abater a Terra e assim entrarem na arca. Só que a água foi subindo, subindo e os animais que até então resistiam entrar na arca juntos defendendo interesses pessoais, não tiveram outra saída senão esquecerem suas diferenças e entrarem com urgência na arca. Quanto tempo nós, seres humanos, demoraremos a perceber que a água já está na altura dos nossos pescoços?
18. O menino do dedo verde
Um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo. O livro conta a história de um menino diferente que transformava tudo o que tocava, suas impressões digitais causavam reverdecimento e alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. A mágica história de Tistu, garoto com raro poder de semear o bem por onde passa, é uma aventura fantástica com final singelo e extraordinário.
Publicado originalmente em 1957, é considerada uma obra inovadora por ser a primeira a tratar de ecologia. Rico em simbologias, o livro ultrapassa os limites da ecologia para abordar temas profundos do florescimento humano. Druon apresenta um menino que rompe os muros da escola para conhecer o mundo na prática, aprender com a vida real – a melhor escola.
19. A caverna e o forno
Numa caverna fria e escura habitavam os homens, até que Prometeu – um semideus, ofereceu o fogo aos habitantes da caverna, advertindo-os para que não deixassem o fogo morrer, pois desconhecia como fazer o fogo. O homem com sua inteligência foi além: descobriu a arte de fazer fogo, desafiando os deuses, e ambicioso inventou muitas coisas em nome do progresso, transformando a caverna, sua casa, num lugar quente, poluído e fétido. A caverna, como uma metáfora do planeta Terra, é apresentada pelo autor como um organismo sem ânus. Todo organismo, para viver, tem de ter meios para colocar para fora de si seus resíduos tóxicos. Sem esfíncteres que realizem essa função excretória, o organismo morre. O que acontecerá com a Terra se não assumirmos a função de reciclagem dos resíduos que produzimos?
20. Brasileirinhos do Pantanal
Este é o quarto volume da coleção Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz, que agora se voltam para a fauna pantaneira, dando versos e ilustrações aos animais que lá habitam. Do piau-três-pintas ao lagarto-jacaré, essa seleção vai divertir e conscientizar os pequenos leitores sobre os tesouros vivos do Brasil. O Pantanal é a maior planície de inundação do mundo e guarda em suas matas uma diversidade enorme de animais.
Escrito por Lalau, ilustrado por Laura Beatriz
21. O quintal da minha casa
O quintal desse livro é cheio de plantas e bichos. Ele tem céu estrelado, sol e chuva. Nele, vivem muitas pessoas ― cada uma de um jeito diferente, mas todas iguais em sua humanidade. Mas andaram mexendo no quintal e, destruindo o que deveria ser preservado. Uma história que convida a refletir sobre o meio ambiente e como estamos cuidando de nosso planeta.
22. Era uma vez uma semente
Como pode uma semente se tornar uma planta que formará novas sementes? Uma menininha muito esperta, acompanha o processo de transformação das plantas ao lado do seu querido avô. Juntos eles observam o germinar da semente, seu crescimento, o que ela precisa para se desenvolver e muito mais.
23. Menininho
BIBLIOTECA VERDE PARA PAIS
A fábrica de cretinos digitais – Os perigos das telas para nossas crianças, Michel Desmurget
Por que os grandes gurus do Vale do Silício proíbem seus filhos de usar telas? Você sabia que nunca na história da humanidade houve um declínio tão acentuado nas habilidades cognitivas? Você sabia que apenas trinta minutos por dia na frente de uma tela são suficientes para que o desenvolvimento intelectual da criança comece a ser afetado?
O uso da tecnologia digital – smartphones, computadores, tablets, etc. – pelas novas gerações tem sido absolutamente astronômico. Para crianças de 2 a 8 anos de idade, o consumo médio é de cerca de três horas por dia. Entre 8 e 12 anos, a média diária gira em torno de cinco horas. Na adolescência, esse número sobe para quase sete horas, o que significa mais de 2.400 horas por ano, em plena fase de desenvolvimento intelectual.
Ao contrário do que a imprensa e a indústria da tecnologia costumam difundir, o uso das telas, longe de ajudar no desenvolvimento de crianças e estudantes, acarreta sérios malefícios à saúde do corpo (obesidade, problemas cardiovasculares, expectativa de vida reduzida), ao estado emocional (agressividade, depressão, comportamentos de risco) e ao desenvolvimento intelectual (empobrecimento da linguagem, dificuldade de concentração e memória).
O neurocientista Michel Desmurget, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, propõe a primeira síntese de vários estudos que confirmaram os perigos reais das telas e nos alerta para as graves consequências de continuarmos a promover sem senso crítico o uso dessas tecnologias.
SOB PRESSÃO – CRIANÇA NENHUMA MERECE SUPER PAIS, de Carl Honoré
Em SOB PRESSÃO, o jornalista Carl Honoré ― conhecido como um dos filósofos do slow movement e autor do best seller Devagar ― explica como o moderno enfoque da infância é um completo fracasso. Nossos filhos estão mais obesos, míopes, deprimidos e mais medicados do que qualquer geração anterior. Usando os filhos como forma de viver a própria vida, ou compensar as frustrações pessoais, os adultos destruíram a magia e a inocência da infância. É preciso desacelerar, combater a tensão e a angústia, refrear a competitividade e criar espaços existenciais e pessoais, onde se possa ter momentos emotivos e próprios.
CRESCER SAUDAVELMENTE NO MUNDO DAS MÍDIAS DIGITAIS – Um guia de orientação para pais, professores e todos os demais responsáveis por crianças e jovens
Um guia de orientação e esclarecimentos quanto aos perigos e riscos do uso indiscriminado das mídias digitais por crianças e jovens: Prejuízo do desenvolvimento cerebral, estresse nas comunicações, riscos de vício, perda da privacidade, páginas da Internet nocivas para crianças e jovens, cyber-bullying e problemas de saúde causados pela exposição contínua às radiações eletromagnéticas de telefones celulares.
Esta publicação apresenta as prescrições legais, as medidas de proteção e as possibilidades de ação para evitar perigos ou combatê-los adequadamente. Com este objetivo, o livro oferece uma perspectiva educacional que proporciona um equilíbrio adequado entre as necessidades das crianças e jovens e as restrições que se fazem necessárias como medidas de precaução contra riscos.
A maior autora de livros infantis da Austrália mostra o poder grandioso da leitura em voz alta, capaz de impactar, não somente a capacidade de leitura das crianças, mas toda a sua vida, e para sempre. Mem Fox relata os verdadeiros milagres que presenciou ao longo de sua carreira, e ensina, com conselhos práticos e fáceis de seguir, quando, onde e como praticar a leitura em voz alta com os filhos, tirando o máximo proveito e desfrutando a máxima diversão. O livro é o queridinho de pais e professores, uma obra imprescindível para qualquer um que queira transmitir aos seus filhos o amor pelos livros.
Estratégias práticas para fazer da leitura em voz alta um ritual familiar significativo. O livro apresenta orientações sobre:
*Preparar od filhos para o sucesso acadêmico por meio da leitura em voz alta
*Desenvolver empatia e compaixão por meio dos livros
*Encontrar tempo para ler em voz alta na rotina de escola, cursos e esportes, ou mesmo enquanto lava a louça
*Escolher livros dentre uma variedade de interesses e faixas etárias
*Tornar a leitura em voz alta a melhor parte do dia de sua família.
O livro também oferece uma lista de livros apropriados a cada faixa etária, da infância à adolescência. Do deslumbramento de uma criança de colo à resistência de um adolescente, você encontrará a inspiração de que precisa para começar um verdadeiro movimento de leitura em voz alta em sua casa.
O autor mostra que nossos filhos leem cada vez menos, rejeitando a ideia de que as crianças em idade escolar aprendem a ler quando conseguem decifrar letras, e nos lembra que ler é compreender. Examina os fundamentos dessa compreensão e identifica as alavancas que permitem aos pais encorajar e manter o gosto pela leitura nos seus filhos.
Por fim, sem negar o papel da escola, defende que a instituição de ensino nunca poderá compensar um ambiente familiar insuficientemente estimulante. Essa síntese de interesse geral fornece informações essenciais, principalmente aos pais, sem nunca os fazer sentir culpados. Fascinante e poderosamente benéfico!
As vantagens educacionais de ler em voz alta são bem documentadas: criação de vocabulário, modelagem de fluência, demonstração de leitura expressiva, desenvolvimento de compreensão e reforço para a criança estabelecer conexões. Além do valor pessoal de ouvir um livro sendo lido em voz alta, essa experiência pode gerar memórias vívidas de uma história associada com uma pessoa, período ou lugar — uma memória que costuma nos acompanhar por anos.”