ESCOLAS SEM PAREDES – aprendizagens ao ar livre

escolas sem paredes
Escola Àgora

Escolas sem paredes – hoje quero falar sobre um jeito diferente de ser escola. A ideia que educação se restringe a disciplinas, conteúdos, livros, cadernos, lápis, e carteiras enfileiradas entre quatro paredes, tem sido desbancada por instituições educacionais que pensam e fazem diferente.

Estou falando de escolas que nasceram numa concepção de integração com a natureza sob a perspectiva de uma educação conectada à vida. A escola como encontro e confronto com a natureza potencializando o desenvolvimento integral da criança e promovendo aprendizagens significativas.

Estas escolas entendem que um modelo de educação que não considera a relação com a natureza como base da formação dos educandos, que não leva a criança para a natureza e a natureza até a criança, está na contra mão da visão do ser humano integral, da verdadeira educação ambiental e do desenvolvimento para a sustentabilidade.

As escolas de hoje estão sendo desafiadas a romper com o velho modelo de sala de aula e a despertar para o potencial educador da natureza, reconhecendo outros territórios educativos como ambientes de aprendizagens. 

Em contato com a natureza as crianças aprendem sobre os princípios que regem a vida na Terra – seus ciclos de nascimento, vida e morte, fluxos, processos evolutivos, o que a leva a compreensão de si, do outro, do seu meio e das suas relações.

A interação da criança com a natureza melhora o desenvolvimento intelectual, incentiva o pensamento crítico, a inteligência emocional, o trabalho em equipe, e a capacidade de resolução de problemas.

A exploração dos espaços ao ar livre oferece oportunidades educativas muito mais efetivas e perduráveis para as crianças e jovens, é o que afirma  a britânica Juliet Robertson, consultora educacional especializada em educação ao ar livre e autora do livro ‘Educar fuera del sala’. Robertson diz que todo o currículo pode ser ensinado fora da sala de aula, acredite.

Quem defende também as escolas sem paredes é o jornalista e especialista em advocacia pela infância, Richard Louv, autor do livro ‘A última criança na natureza’. Louv argumenta que os professores deveriam libertar as crianças da sala de aula para que por meio da relação das crianças com a natureza seja inaugurada uma nova educação.

Pastas cheias de atividades não são mais importantes que as experiências vividas e os conhecimentos incorporados pelas crianças. Toda essa papelada de atividades pode não representar aprendizagens. A criança precisa ver e tocar as materialidades da terra,  precisa sentir aromas, ouvir sons, desfrutar sabores no mundo real.

Thomas Berry adverti que

ensinar às crianças sobre o mundo natural deveria ser tratado como um dos eventos mais importantes da vida delas

A educação ao ar livre é ainda um grande desafio para as escolas no Brasil, por isso selecionei 7 escolas inspiradoras que priorizam a relação e o aprendizado ao ar livre, em conexão com a natureza.

ESCOLAS

SEM PAREDES

1.ESCOLA MAGIA DO SABER, Florianópolis SC
96.000 m² de área verde, a natureza como espaço educador

2.CASA REDONDA, Carapicuíba SP
um espaço na natureza, aberto ao encontro sensível com a vida

3.ESCOLA ÀGORA, Cotia SP
muitas árvores e fauna tendo a natureza como propulsora do brincar e aprender

4.ESCOLA WALDORF DENDÊ DA SERRA, Serra Grande BA
cercada de matas e rios, a natureza é palco do desenvolvimento integral e aprendizado das crianças

5.COLÉGIO VIVER, Cotia SP
todo espaço é lugar de aprendizagem em meio a uma extensa área verde

6.TE-ARTE, São Paulo SP
o tempo e a essência da criança respeitados, orientam a educação numa comunhão com a natureza.

7.ESCOLA OFICINA PINDORAMA,  Vargem Grande Paulista SP
pomar, horta, jardim, animais livres onde a criança aprende na interação com a natureza, o mundo e a sociedade.

Você conhece outras escolas sem paredes? Conte aqui nos comentários.

Abraço e saúde

Ana Lúcia Machado

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